Decidi compartilhar alguns segredos e dicas para ajudar seu bebê a dormir durante a noite. Este é o material que ninguém lhe diz, mas cada pai deve saber. Aqui estão minhas 5 dicas para ajudar seu bebê a dormir durante a noite:

1. Dormir cedo

Isso parece bastante auto-explicativo, mas você não iria acreditar quantos pais adiam a hora de dormir do seu bebê, na esperança de que eles durmam mais na manhã seguinte. Dormir cedo seria entre as 20:30h e 21:00h.

A ideia é que, seu bebê não deve estar muito cansado quando você colocá-lo para dormir, caso contrário ele vai lutar contra o sono. Você também não quer dar uma soneca tardia para que seu bebê fique acordado por mais tempo. Isso quase sempre sai pela culatra. É melhor dar menos cochilos, para que haja mais sono noturno, e assim seu bebê poderá estar na cama entre 8:30 e 9h.

2. Rotina de dormir consistente

Isso é crucial. Seu bebê gosta de previsibilidade. Quanto mais ele souber o que está por vir, mais provável que ele aceite. Certifique-se de que é a mesma rotina todas as noites, ao mesmo tempo. A rotina não precisa ser nada complexa. Banho, livro e alguns afagos, é perfeito.

3. Certifique-se de que seu bebê esteja satisfeito

Com isso quero dizer, certifique-se de que ele esteja bem alimentado, vestido de forma confortável e acolhedora e o quarto na temperatura adequada. Às vezes leva um pouco de tempo para descobrir o que seu bebê gosta (ex. pode gostar ou não de usar meias).

4. Coloque seu bebê no berço, sonolento, mas acordado

Eu sei que você já ouviu isso antes. Esta parte é provavelmente a mais difícil, mas também a mais importante. Você quer que seu bebê aprender as habilidades para adormecer por conta própria, e a única maneira de ele fazer isso é se você permitir que ele o faça estando acordado.

Os pais que colocam seus bebês em silêncio em seus berços depois de tê-los balançado ou amamentado para dormir, geralmente têm bebês que acordam com freqüência à noite. Este é o motivo porque esses bebê não tem nenhuma ideia de como fazer para dormir por conta própria. Precisam de mamãe ou papai para fazer isso por eles. Então, por mais que seja demorado, faça um favor ao seu bebê, coloque-o no berço acordado.

5. Espere antes de entrar

Se seu bebê acordar à noite, espere alguns minutos antes de entrar. Muitos pais correm ao primeiro som do choro do bebê. Às vezes é preciso deixar o bebê de reclamar ou resmungar um pouco, a fim de aprender a adormecer por conta própria.

Se você chegar muito rapidamente, estará roubando dele a chance de descobrir como se auto-tranquilizar. Então dê um tempo. Você poderá ser agradavelmente surpreendido quando seu bebê simplesmente voltar a dormir sozinho em uma certa noite.

Fazer seu bebê dormir à noite pode não ser fácil – há uma razão porque é um dos tópicos mais pesquisados no Google. No entanto, com alguns pequenos ajustes, não haverá nenhum motivo para seu bebê não aprender a dormir durante a noite.