Pra ganhar dinheiro com blog você tem que ser dedicado e paciente, precisa estar pronto pra trabalhar duro; isso será a chave para o seu sucesso. Prepare-se também pra cortar um pouco do seu tempo de lazer (pelo menos no início).

Você também precisa ter paixão e acreditar no que está fazendo, pra que seja prazeroso; não permitir que distrações externas ou negativistas atrapalhem a sua dedicação. Esta é a mentalidade que você deve ter se quiser ter sucesso no mundo dos blogs.

Ganhar dinheiro com blog: parte prática

ganhar-dinheiro-com-blog

Primeiro, pense em algum assunto pelo qual seja apaixonado ou que tenha uma boa dose de conhecimento ou que deseje muito conhecer. Isso vai formar a base de sua estratégia de blogueiro. Este será o seu nicho de atuação, o assunto de sua pesquisa.

Sobre esta base você vai estabelecer uma segunda camada, sólida. Trata-se de encontrar um grande nome de domínio e uma boa hospedagem. Você não quer ficar meses em seu plano e descobrir que escolheu um nome de domínio terrível e uma hospedagem de graça, que vai lhe causar problemas.

Para a hospedagem, a princípio eu indicaria a Hostgator ou a Bluehost

Qual a melhor plataforma para blogs?

ganhar-dinheiro-com-blog-plataformas

Há plataformas de blogs gratuitas disponíveis que podem ser tentadoras, mas elas vão inibir a sua capacidade de ganhar dinheiro na internet com blogs.

Na minha opinião, o WordPress é, de longe, a melhor opção, mas, se preferir, faça uma pesquisa sobre isso, é interessante descobrir e conhecer as razões para o sucesso desta plataforma.

Vamos ao que mais interessa. Na sequência, estão algumas das principais maneiras de utilizar os blogs e ser bem sucedido trabalhando em casa.

8 maneiras de ganhar dinheiro com blog

A lista não segue nenhuma ordem especial, não importa como você começa, no entanto, o marketing de afiliados pode ser uma boa forma de início, pois você não precisa ter nenhum produto ou serviço próprio. Aí vai:

-Marketing de afiliados: vender produtos ou serviços on-line

-Vender seu produto

-Vender seu serviço

-Google Adsense

-Vender espaço publicitário

-Doações

Marketing de afiliados: venda de produtos de terceiros

O Marketing de afiliados é um dos modelos negócio mais utilizados por blogueiros. A Amazon foi uma das primeiras empresas a perceber o poder do marketing de afiliados e, atualmente, possui um dos programas de afiliados mais populares no mundo.

Há também uma área que os chamados “Top Afiliados” consideram uma “mina de ouro”. São os infoprodutos ou produtos digitais, que englobam, normalmente, cursos em vídeo, ebooks, sites de membros ou softwares.

O Hotmart é, atualmente, a maior plataforma brasileira para o marketing de afiliados, com muitos produtos digitais de várias categorias – praticamente, todas as áreas. Esta plataforma é especialmente atrativa pelas altas comissões que paga.

Na essência, as empresas com programas de marketing de afiliados, como Amazon, ClickBank e Hotmart, pagam os divulgadores para realizar negócios (vendas) para elas. Como um afiliado, você se torna uma extensão da equipe das empresas, promovendo seus produtos e sendo pago por isso.

Aqui está um rápido exemplo de como o marketing de afiliados funciona:

– Você se cadastra, gratuitamente, no programa de afiliados de uma empresa – Hotmart, Submarino, Netshoes, Dafiti, Monetizze, Eduzz, entre outras;

– Elas lhe fornecem opções de links, banners, vídeos ou outros materiais de marketing que você pode escolher;

– Você coloca o seu link de afiliado ou banner da empresa em seu site;

– Quando os visitantes do seu site clicam nesses links e fazem compras – ou fazem uma ação pela qual a empresa lhe paga – você obtém crédito pela venda e ganha uma comissão.

Uma das razões pelas quais esta se tornou uma forma popular de ganhar dinheiro com blog é que não exige que você tenha um produto/serviço próprio. Você comercializa coisas de outras pessoas e é pago por isso.

Você se encarrega de criar uma estratégia de marketing que promove os produtos da empresa e incentiva as pessoas a clicar em seus links de afiliado e fazer uma compra.

Então, o que você deve fazer é ir para um site em que esteja interessado e ver se eles têm um programa de afiliados. Um lugar comum para procurar é o rodapé do site. Você também pode fazer uma pesquisa para ver se um site específico permite afiliações.

Pesquise no google – “nome da empresa programa de afiliados” (sem aspas).

Clique aqui e confira algumas das principais empresas que admitem afiliados no Brasil.

Ganhar dinheiro com blog: vendendo seus próprios produtos

Muitas vezes, as coisas mais difíceis de fazer lhe trazem uma recompensa maior. Ganhar dinheiro blogando não é diferente. Uma das estratégias mais lucrativas que você pode empregar é vender seu próprio produto.

No entanto, há muitos fatores a considerar se você está planejando vender seus próprios produtos online. Eis algumas:

Como as pessoas vão comprar seus produtos – qual sistema de pagamento vai usar – Paypal? Pagseguro? Você vai aceitar cartões de crédito? Você vai embalar e enviar os produtos direto da sua casa?

É claro, os produtos digitais podem ser muito mais fáceis de vender já que não há necessidade de armazenamento. Após a compra, os produtos digitais – ebooks, softwares, vídeos, etc – podem ser imediatamente baixados pelo comprador.

A vantagem adicional que isso tem sobre a venda de bens tangíveis é a gratificação instantânea – o comprador recebe o produto e pode usá-lo imediatamente. Isso pode aumentar a disposição do comprador em sacar o cartão de crédito.

Um blog, para vender seus produtos, serve como sua loja. É o lugar onde você pode apresentá-los como em uma vitrine, criar conteúdo em torno deles e divulgar por toda a internet.

Se você tiver a possibilidade de escalar a sua produção, pode começar a alavancar outros mercados on-line como o Mercado Livre, para expandir seu alcance e vender mais produtos.

Ganhar dinheiro com blog: vendendo serviços online

Isso é algo que muitos web designers, escritores e freelancers podem, atualmente, fazer para ganhar a vida.

Seu blog pode ser usado como uma maneira de gerar leads (clientes potenciais), criar novos negócios e mostrar o seu serviço. Torna-se sua loja digital ou portfólio online.

Se você tem um conjunto de habilidades para prestar algum serviço pelo qual as pessoas estariam dispostas a pagar, então este é um modelo de negócio que pode se tornar muito lucrativo e gratificante.

Nos últimos anos, isso tornou-se mais fácil com sites como o Workana e o Elance – mercados onde os freelancers e empresas podem encontrar uns aos outros para estabelecer relações comerciais.

Empresas e indivíduos publicam anúncios para os tipos de serviços que eles estão procurando e profissionais liberais (quem procura emprego) se candidatam a estes postos de trabalho.

O trabalho é vendido a um proponente e, depois que for concluído, o profissional é pago através destes sites, que intermediam o processo.

Isso tem sido uma maneira muito mais segura para empresas e freelancers que querem fazer negócios, pois são realizadas várias verificações no processo de cadastramento dos envolvidos.

Se você não tem muito tráfego e está encontrando dificuldades na obtenção de leads, usar alguns desses sites pode ajudá-lo a fazer a coisa acontecer.

Ganhar dinheiro com blog: Google AdSense

Ganhar dinheiro online

O Adsense é uma das formas originais com que as pessoas ganhavam dinheiro com seus blogs – e é totalmente gratuito.

Essencialmente, você posiciona anúncios do Adsense em seu site. Os anunciantes passam por um processo de licitação automatizado e o Google exibe anúncios diferentes em seu site com base nesse processo de licitação. Você começa a determinar onde, em seu blog,  deseja que esses anúncios sejam colocados e quais os tamanhos. Isto é muito similar a vender adspace, que eu explico logo abaixo.

Leia Também: Nichos mais rentáveis para google adsense

Vender espaço publicitário em seu blog

Vender espaço publicitário não é um novo conceito de geração de receita para as empresas de mídia. Jornais têm vendido adspace há bem mais de um século. Você pode tomar essa mesma abordagem com o seu blog.

Não importa o nicho ou indústria, haverá sempre a possibilidade de alguém pagar para anunciar em seu blog.

Doações

Você pode ser surpreendido em como as pessoas estão dispostas a doar dinheiro, se elas sentem que recebem um valor percebido de alguma coisa.

Muitos desenvolvedores de plugins para WordPress trabalham neste modelo, simplesmente pedindo doações de quem estiver usando seus plugins.

Outra forma que algumas pessoas usam nesta estratégia é através de software e conteúdo. O conteúdo é normalmente mais do que um simples artigo.

A maioria das pessoas não irão fazer doações por um pequeno post, mas podem doar por um ebook ou uma série de posts muito informativos que as ajudarão a resolver um problema.

RESUMO

Como você pode perceber, há muitas maneiras de usar blogs para ganhar a vida. Novamente, nada de valor na vida vem fácil e com blogs não é diferente.

Se você tiver essa consciência e quiser realmente entrar pra esse mundo do trabalho pela internet, recomendo que comece já a pesquisar qual seria o método mais adequado pra você, garanto que vai encontrar e vai pensar “poxa, porque não comecei antes?”.

Um grande abraço!